INSTITUTO
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria
de Reconhecimento nº00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua
Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407
Santa
Maria - RS
PLANO
DE TRABALHO DO PROFESSOR 2016
ENSINO
FUNDAMENTAL DE 9 ANOS-ANOS FINAIS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ANO: 2016
TURMAS: 81 a 84 ANO 8º
TURNO: manhã
CARGA HORÁRIA: 3h
semanais
PROFESSORA: Marlete Andrade
Filosofia da Escola
O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac compreende a
educação como processo permanente na descoberta de possibilidades de vida,
oportunizando a busca de uma formação integral e visando o exercício da
cidadania através do lema: “Para diante e sempre além”.
Objetivo do Ensino
Fundamental Anos Finais
Os anos finais do Ensino Fundamental têm por objetivo
possibilitar que o aluno seja capaz de
situar-se criticamente em seu meio,
contextualizá-lo, problematiza-lo a fim de integrando-se a ele, em busca de sua
valorização como cidadão, através da leitura
e interpretação do mundo, da escrita /produção, da fala e demais
linguagens contemporâneas como meio de comunicação e integração
Objetivo do Componente Curricular
Desenvolver atividades com diferentes fontes de
informação(livros, jornais,filmes fotografias, objetos) e confrontar dados,
abordagens, para que os alunos e professores possam formular questões e
problematizar
Conteúdos a serem desenvolvidos
Primeiro
trimestre
|
Segundo
trimestre
|
Terceiro
trimestre
|
Viagens
marítimas portuguesas
Chegada
dos portugueses no Brasil
Brasil
pré-colonial- fase pré colonizadora-pau-brasil
Período
colonial
Administração
colonial
Atividades
econômicas
Expansão
territorial(bandeirantes
Missões
jesuíticas
Escravismo
Religiosidade
no Brasil Colônia
|
Ciclo
do ouro:
Reforma
Religiosa- conteúdo trabalhado no 7º ano
Iluminismo
Revolução
Industrial
Revolução
Inglesa e Independência dos Estados Unidos
Acrescentado REVOLUÇÃO FRANCESA
|
Vinda
da Família Real para o Brasil
Independência
do Brasil
Brasil
Imperial: 1º e 2º Reinados
Período
regencial
|
Metodologia(projetos interdisciplinares e atividades extra
classe:
O trabalho será desenvolvido através da utilização de
diferentes recursos e materiais didáticos, envolvendo os conhecimentos
específicos da disciplina juntamente com
o tema do projeto que terá neste ano letivo o tema Educação e Sustentabilidade
Utilização de diferentes fontes de informações a fim de
desenvolver um trabalho com uma abordagem crítica através de uma metodologia
dialógica e participativa.
Como forma de desenvolver essa metodologia, serão
utilizados:
- Documentários
- Aulas expositivas
- Painéis
- Vídeos
- Discussão de textos
- Debates
- Trabalhos de campo (visitações)
- Pesquisas multimídia
Critérios de avaliação:
A avaliação :LEI N.9.394 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
Art.24. Parágrafo V. A verificação do rendimento escolar
observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno,
com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos
resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; quantitativa
(provas, trabalhos...) e qualitativa baseada nos critérios avaliativos(formação
integral do educando) que em História são:
·
Fazer as atividades em aula e as de casa (
quando não finalizadas em aula) . Sempre são verificadas a resolução aluno por
aluno e após feita a correção , sendo
que mesmo o aluno que não fez obrigatoriamente terá de copiar as respostas)
·
Trazer o material para as aulas conforme o
horário estabelecido e divulgado pela vice-direção
·
Cumprir com as normas da escola. descumprir regras
da escola constitui ato de indisciplina( penalidades conforme o estabelecido
pelo Regimento da Escola e constam nas normas entregues aos alunos e enviadas
aos pais.)
Bibliografia:
PROJETO ARARIBÁ-HISTÓRIA
PILETTI,
Nelson. História e vida integrada/Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago
Tremonte. 4º
ed. São Paulo: Ática, 2009.
Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares
Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
VICENTINO, Cláudio. História e vida Integrada- 8º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TIRE SUAS DÚVIDAS OU COMENTE