sábado, 24 de setembro de 2016

planos de trabalho 8ºs anos



INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria de Reconhecimento nº00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407
Santa Maria - RS



PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR  2016
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS-ANOS FINAIS



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ANO: 2016
TURMAS: 81 a 84                         ANO 8º
TURNO: manhã
CARGA HORÁRIA:            3h semanais
PROFESSORA: Marlete Andrade

Filosofia  da Escola
O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac compreende a educação como processo permanente na descoberta de possibilidades de vida, oportunizando a busca de uma formação integral e visando o exercício da cidadania através do lema: “Para diante e sempre além”.

Objetivo  do Ensino Fundamental Anos Finais
Os anos finais do Ensino Fundamental têm por objetivo possibilitar  que o aluno seja capaz de situar-se  criticamente em seu meio, contextualizá-lo, problematiza-lo a fim de integrando-se a ele, em busca de sua valorização como cidadão, através da leitura  e interpretação do mundo, da escrita /produção, da fala e demais linguagens contemporâneas como meio de comunicação e integração

Objetivo do Componente Curricular
Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação(livros, jornais,filmes fotografias, objetos) e confrontar dados, abordagens, para que os alunos e professores possam formular questões e problematizar

Conteúdos a serem desenvolvidos
Primeiro trimestre
Segundo trimestre
Terceiro trimestre
Viagens marítimas portuguesas
Chegada dos portugueses no Brasil
Brasil pré-colonial- fase pré colonizadora-pau-brasil
Período colonial
Administração colonial
Atividades econômicas
Expansão territorial(bandeirantes
Missões jesuíticas
Escravismo
Religiosidade no Brasil Colônia

Ciclo do ouro:
Reforma Religiosa- conteúdo trabalhado no 7º ano

Iluminismo
Revolução Industrial
Revolução Inglesa e Independência dos Estados Unidos
 Acrescentado REVOLUÇÃO FRANCESA
Vinda da Família Real para o Brasil
Independência do Brasil
Brasil Imperial: 1º e 2º Reinados
Período regencial







Metodologia(projetos interdisciplinares e atividades extra classe:
O trabalho será desenvolvido através da utilização de diferentes recursos e materiais didáticos, envolvendo os conhecimentos específicos da  disciplina juntamente com o tema do projeto que terá neste ano letivo o tema Educação e Sustentabilidade
Utilização de diferentes fontes de informações a fim de desenvolver um trabalho com uma abordagem crítica através de uma metodologia dialógica e participativa.
Como forma de desenvolver essa metodologia, serão utilizados:
- blog Bilac-História –Marlete  http://ieeobilac2015.blogspot.com.br/-
- Documentários
- Aulas expositivas
- Painéis
- Vídeos
- Discussão de textos
- Debates
- Trabalhos de campo (visitações)
- Pesquisas multimídia
Critérios de avaliação:
A avaliação :LEI N.9.394 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
Art.24. Parágrafo V. A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; quantitativa (provas, trabalhos...) e qualitativa baseada nos critérios avaliativos(formação integral do educando) que em História são:
·         Fazer as atividades em aula e as de casa ( quando não finalizadas em aula) . Sempre são verificadas a resolução aluno por aluno e após feita a  correção , sendo que mesmo o aluno que não fez obrigatoriamente terá de copiar as respostas)
·         Trazer o material para as aulas conforme o horário estabelecido e divulgado pela vice-direção
·         Cumprir com as normas da escola. descumprir regras da escola constitui ato de indisciplina( penalidades conforme o estabelecido pelo Regimento da Escola e constam nas normas entregues aos alunos e enviadas aos pais.)
Bibliografia:
PROJETO ARARIBÁ-HISTÓRIA
PILETTI, Nelson. História e vida integrada/Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago
Tremonte. 4º ed. São Paulo: Ática, 2009.
Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

VICENTINO, Cláudio. História  e vida Integrada- 8º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIRE SUAS DÚVIDAS OU COMENTE