Filosofia da Escola
O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac compreende a
educação como processo permanente na descoberta de possibilidades de vida,
oportunizando a busca de uma formação integral e visando o exercício da
cidadania através do lema: “Para diante e sempre além”.
Objetivo do Ensino
Fundamental Anos Finais
Os anos finais do Ensino Fundamental têm por objetivo
possibilitar que o aluno seja capaz de
situar-se criticamente em seu meio,
contextualizá-lo, problematiza-lo a fim de integrando-se a ele, em busca de sua
valorização como cidadão, através da leitura
e interpretação do mundo, da escrita /produção, da fala e demais
linguagens contemporâneas como meio de comunicação e integração
Objetivo do Componente Curricular
Desenvolver atividades com diferentes fontes de
informação(livros, jornais,filmes fotografias, objetos) e confrontar dados,
abordagens, para que os alunos e professores possam formular questões e
problematizar
Conteúdos a serem desenvolvidos
Primeiro
trimestre
|
Segundo
trimestre
|
Terceiro
trimestre
|
Europa
Medieval
Influência
dos bárbaros
Feudalismo:
servidão feudal; política , economia, sociedade, cultura
As
cruzadas
Inquisição
|
Renascimento
comercial
Surgimento
da burguesia
Crescimento
Urbano
A crise
do século XVI
Idade Moderna
Absolutismo
Mercantilismo
Expansão
marítima
Grandes
navegações
Acrescentado Reforma Religiosa e contrarreforma
|
América
antes dos Europeus
Povos
pré-colombianos:maias, incas e astecas
Povos
indígenas portugueses
Colonização
Inglesa, Espanhola e portuguesa
|
Metodologia(projetos interdisciplinares e atividades extra
classe:
O trabalho será desenvolvido através da utilização de
diferentes recursos e materiais didáticos, envolvendo os conhecimentos
específicos da disciplina juntamente com
o tema do projeto que terá neste ano letivo o tema Educação Preocupação com o Planeta
Utilização de diferentes fontes de informações a fim de
desenvolver um trabalho com uma abordagem crítica através de uma metodologia
dialógica e participativa.
Como forma de desenvolver essa metodologia, serão
utilizados:
- Documentários
- Aulas expositivas
- Painéis
- Vídeos
- Discussão de textos
- Debates
- Trabalhos de campo (visitações)
- Pesquisas multimídia
Critérios de avaliação:
A avaliação :LEI N.9.394 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
Art.24. Parágrafo V. A verificação do rendimento escolar
observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno,
com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos
resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
quantitativa (provas, trabalhos...) e qualitativa baseada nos critérios
avaliativos(formação integral do educando) que em História são:
·
Fazer as atividades em aula e as de casa (
quando não finalizadas em aula) . Sempre são verificadas a resolução aluno por
aluno e após feita a correção , sendo
que mesmo o aluno que não fez obrigatoriamente terá de copiar as respostas)
·
Trazer o material para as aulas conforme o
horário estabelecido e divulgado pela vice-direção
·
Cumprir com as normas da escola. DESCUMPRIR
REGRAS DA ESCOLA CONSTITUI ATO DE INDISCIPLINA( penalidades conforme o
estabelecido pelo Regimento da Escola e constam nas normas entregues aos alunos
e enviadas aos pais.)
Bibliografia:
PROJETO ARARIBÁ-HISTÓRIA
PILETTI,
Nelson. História e vida integrada/Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago
Tremonte. 4º
ed. São Paulo: Ática, 2009.
Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares
Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
VICENTINO, Cláudio. História e vida Integrada- 7º ano
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