sábado, 24 de setembro de 2016

plano de trabalho 7ºs anos

Filosofia  da Escola
O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac compreende a educação como processo permanente na descoberta de possibilidades de vida, oportunizando a busca de uma formação integral e visando o exercício da cidadania através do lema: “Para diante e sempre além”.

Objetivo  do Ensino Fundamental Anos Finais
Os anos finais do Ensino Fundamental têm por objetivo possibilitar  que o aluno seja capaz de situar-se  criticamente em seu meio, contextualizá-lo, problematiza-lo a fim de integrando-se a ele, em busca de sua valorização como cidadão, através da leitura  e interpretação do mundo, da escrita /produção, da fala e demais linguagens contemporâneas como meio de comunicação e integração

Objetivo do Componente Curricular
Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação(livros, jornais,filmes fotografias, objetos) e confrontar dados, abordagens, para que os alunos e professores possam formular questões e problematizar

Conteúdos a serem desenvolvidos
Primeiro trimestre
Segundo trimestre
Terceiro trimestre
Europa Medieval
Influência dos bárbaros
Feudalismo: servidão feudal; política , economia, sociedade, cultura
As cruzadas
Inquisição
Renascimento comercial 
Surgimento da burguesia
Crescimento Urbano
A crise do século XVI
Idade Moderna
Absolutismo
Mercantilismo
Expansão marítima
Grandes navegações
Acrescentado  Reforma Religiosa e contrarreforma
América antes dos Europeus
Povos pré-colombianos:maias, incas e astecas
Povos indígenas portugueses
Colonização Inglesa, Espanhola e portuguesa





Metodologia(projetos interdisciplinares e atividades extra classe:
O trabalho será desenvolvido através da utilização de diferentes recursos e materiais didáticos, envolvendo os conhecimentos específicos da  disciplina juntamente com o tema do projeto que terá neste ano letivo o tema Educação Preocupação com o Planeta
Utilização de diferentes fontes de informações a fim de desenvolver um trabalho com uma abordagem crítica através de uma metodologia dialógica e participativa.
Como forma de desenvolver essa metodologia, serão utilizados:
- blog Bilac-História –Marlete  http://ieeobilac2015.blogspot.com.br/-
- Documentários
- Aulas expositivas
- Painéis
- Vídeos
- Discussão de textos
- Debates
- Trabalhos de campo (visitações)
- Pesquisas multimídia

Critérios de avaliação:
A avaliação :LEI N.9.394 - DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996
Art.24. Parágrafo V. A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; quantitativa (provas, trabalhos...) e qualitativa baseada nos critérios avaliativos(formação integral do educando) que em História são:
·         Fazer as atividades em aula e as de casa ( quando não finalizadas em aula) . Sempre são verificadas a resolução aluno por aluno e após feita a  correção , sendo que mesmo o aluno que não fez obrigatoriamente terá de copiar as respostas)
·         Trazer o material para as aulas conforme o horário estabelecido e divulgado pela vice-direção
·         Cumprir com as normas da escola. DESCUMPRIR REGRAS DA ESCOLA CONSTITUI ATO DE INDISCIPLINA( penalidades conforme o estabelecido pelo Regimento da Escola e constam nas normas entregues aos alunos e enviadas aos pais.)

Bibliografia:
PROJETO ARARIBÁ-HISTÓRIA
PILETTI, Nelson. História e vida integrada/Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago
Tremonte. 4º ed. São Paulo: Ática, 2009.

Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
VICENTINO, Cláudio. História  e vida Integrada- 7º ano



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