segunda-feira, 29 de abril de 2019

histórico do Bilac

http://acervohstolavobilac.blogspot.com/2018/

sobre o acervo histórico

Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac

No ano de 1998, teve início a criação do Acervo Histórico Do Instituto Estadual De Educação Olavo Bilac – AHIEEOB, quando se passou a reunir todo o material encontrado na escola referente à sua rica história, analisando-o e relacionando-o. A partir das comemorações dos 100 anos da escola, em 2001, a criação do acervo começou a ser mais divulgada. Várias pessoas, ex-alunos, ex-professores vieram trazer seus depoimentos e fizeram doações de fotos, objetos, documentos, etc.
A partir daí, o acervo se ampliou. Em 2007, passou a ser, além de arquivo, também museu, em salas do térreo do prédio central. Hoje, cadastrado, além do SMMSM, também no SEM e no IBRAM.
O Museu conta a história da mais antiga escola da cidade, o berço da educação santa-mariense, de onde saíram outras escolas estaduais da cidade. Atualmente, 16 escolas de Santa Maria levam o nome de professores bilaquianos. Os prédios centrais do IEEOB foram tombados como Patrimônio Histórico Cultural do Município (Dec.Exec. Nº 344 de 22/11/2006) e como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do RS, em 19 de março de 2013.
O acervo do museu é constituído de mobiliário antigo, incluindo piano, troféus, medalhas, flâmulas, bandeiras, objetos de trabalho, galeria de diretores, obras de arte, uniformes, livros antigos, documentos e fotografias. O museu tem como objetivo valorizar a memória bilaquiana, resgatando-a e divulgando-a, considerando ser o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac importante local depositário de valores educacionais, simbólicos e afetivos da comunidade santa-mariense e está aberto ao acesso da população: visitantes, estudantes, professores e pesquisadores.
É um museu que busca ter as condições adequadas, modernizando-se, pois assim estará cumprindo a sua função de preservar, organizar, expor e divulgar a sua bela história (1901 até nossos dias), com atividades ininterruptas dedicadas à área da educação.
 fonte : www.santamaria.rs.gov.br/cultura_esporte/446-acervo-historico-do-instituto-estadual-de-educacao-olavo-bilac


segunda-feira, 22 de abril de 2019

rev; Industrial

https://pt.slideshare.net/Edenilson/revoluo-industrial-10658373    ótimo
Rwvoluç]ao Industrial
http://pt.slideshare.net/MarleteBilac/revoluo-industrial-2-ano-bilac-marlete


Trabalho I trimestre 2019- projeto


Trabalho I trimestre pode ser individual ou em grupo ;digitado ou a mão. É vedado cópia  e impressão direta da internet
Assuntos s conforme grupos
O trabalho deve ter: 

1-(PESQUISA BIBLIOGRÁFICA): A HISTÓRIA DO BILAC

ü                                                                                               CAPA
(IINSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC (no centro)
ü  TÍTULO DO TRABALHO:  Centro( DESTACADO SE FOR DIGITADO EM NEGRITO)

ü  A ESQUERDA:
ü  NOME DO ALUNO:
ü  TURMA:
ü  PROFESSOR:

ü  No final da página a direita, DATA(  Santa Maria, 22 de ABRIL de 2019) 

FONTE :Times ou Arial  tamanho 12
Na Capa pode usar tamanho 14 a 16-
Não pode ter gravuras
No título pode usar alguma arte

Os trabalhos acadêmicos devem ter as margens segundo as normas da ABNT
  • Margem superior: 3,0 cm.
  • Margem inferior: 2,0 cm.
  • Margem esquerda: 3,0 cm.
  • Margem direita: 2,0 cm.
  • Já o espaço entre linhas deve ser 1,5 cm no decorrer do trabalho

2- DESENVOLVIMENTO (É A PRÓPRIA PESQUISA)

3- RELATÓRIO ( entrevista)
ANEXOS (- FOTOS)







sábado, 6 de abril de 2019

1ª Guerra Mundial
















Registra-se o dia 3 de janeiro de 1915 como a data fatídica em que pela primeira vez os alemães abriram cilindros de gás venenoso sobre as trincheiras inimigas, operação, diga-se, inutilizada pelas baixas temperaturas do inverno Europeu. Mas logo que o tempo melhorou, com a primavera, em 25 de abril de 1916, a situação foi outra. Nos dias seguintes, na região de Langemarck, perto de Ypres, uma densa névoa verde-cinza, típica do gás de cloro, expelida de 520 cilindros, começou a soprar em direção às linhas de um regimento franco-argelino que sustentava a posição nas trincheiras em frente.

A partir do ano de 1916, especialmente durante a longa batalha de Verdun, travada entre alemães e franceses, o gás entrou em cena de vez. E desta feita foi a estreia de novo gás muito mais mortífero em seus efeitos do que o cloro - o chamado gás de mostarda


Deste então, pelos dois anos seguintes, até 1918, a paisagem da guerra das trincheiras foi toldada pela presença sistemática dos vapores do gás de mostarda que, utilizado por ambos os lados, passou a ser o manto sombrio e enfumaçado da morte asfixiante que cobria os soldados em seus últimos momentos de vida

































República Velha

https://pt.slideshare.net/MarleteBilac/republica-velha-
https://pt.slideshare.net/MarleteBilac


Bandeira Republicana

Resultado de imagem para bandeira nacional estrelas
As estrelas da bandeira brasileira representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. A disposição e tamanho de cada estrela foi estabelecida a partir da visão do céu da cidade do Rio de Janeiro na noite de 19 de novembro de 1889. A única estrela que está acima da faixa branca do "Ordem e Progresso" é conhecida por "Spica" e representa o estado do Pará, que na época era o maior território próximo ao eixo equatorial. 

Imagem relacionada

O que é Ordem e Progresso:

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação .
Ela foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, em 1889.Acreditava que a ciência era a única forma de progresso para a sociedade moderna. A frase original, cunhada pelo positivista Augusto Comte, era “o amor por princípio, a ordem por baixo e o progresso por cima”. Já os outros símbolos foram herdados do estandarte na época imperial, mas ganharam novo significado.
O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado.Revista SuperInteressante
Bandeira do Império
Resultado de imagem para bandeira do brasil imperio
Criada por Decreto de 18 de setembro de 1822, a Bandeira do Império do Brasil era composta de um retângulo verde e nele, inscrito, um losango ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil. 
Essa Bandeira assistiu ao nosso crescimento como Nação e a consolidação da unidade nacional.