quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

provas 3º ano

prova 1


INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria de Reconhecimento nº 00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407 Santa Maria – RS
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA  III TRIMESTRE
NOME: --------------------------------------------TURMA:  ------------- Nº-------   CONCEITO:------------
ATENÇÃO:
LQUESTÕES RISCADAS,RASURAS OU A LÁPIS SERÃO ANULADAS

Marque a alternativa correspondente:
1-“Construído de surpresa e em tempo recorde, na noite de 17 para 18 de agosto de 1961, o Muro de Berlim, com 160 km de comprimento e média de 3 m de altura, conheceu ontem, na prática, um fim tão fulminante quanto seu começo. Pouco depois de o governo da Alemanha Oriental anunciar que decidira abrir todas as suas fronteiras com a Alemanha Ocidental, multidões excitadas já se aglomeravam, em Berlim, nos postos de passagem entre os dois setores da cidade e cruzavam para o outro lado – nem que fosse apenas para fazer um passeio.”Jornal do Brasil. 10/11/1989. A existência do chamado Muro de Berlim está vinculada a um fenômeno histórico do século XX, qual seja:
a) o conflito gerado pelo poder exercido na Alemanha pelos nazistas – visando o domínio do continente europeu, que ficou conhecido como Segunda Guerra Mundial.
b) a formação de grandes blocos econômicos no mundo contemporâneo e o fim das fronteiras tarifárias, que ficou conhecida como globalização.
c) a divisão do mundo em áreas de influência das grandes potências e o choque político ideológico entre elas, que ficou conhecida como Guerra Fria.
d) a luta pelo fim da dominação colonial exercida por países europeus como a Alemanha em outros continentes, que ficou conhecida como descolonização afro-asiática.

2. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?
A - Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.
B - Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C - Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros.
D - Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.

 3. Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?
A - Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais.
B - Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.
C - Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos.
D - Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

4-No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características deste período?
A - Investimentos nos setores culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição de renda de forma justa.
B - Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.
C - Elevados investimentos externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do consumo das camadas mais pobres da sociedade.
D - Criação de programas de distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das exportações de máquinas e produtos tecnológicos.____

5-Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?
A - OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).
B - Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética) e Tríplice Aliança (liderada pela Alemanha)).
C - OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética
D - Tríplice Entente (liderada pelo Reino Unido) e OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos)

 6-Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte:
“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim.
Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. […] Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social.”Carta Testamento de Getúlio Vargas, retirada de BONAVIDES, Paulo, AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil. 3 ed. Brasília: Senado Federal, Conselho editorial, 2002. v. 6, p. 699.
A carta escrita por Getúlio Vargas, antes de cometer suicídio, permite perceber algumas características do que se convencionou chamar de populismo. Entre as características do populismo, não podemos incluir:
a) o paternalismo.
b) a liderança individual sobre as massas.
c) a criação de uma legislação trabalhista.
d) a expropriação dos meios de produção dos estrangeiros.

7-A respeito do governo Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa correta.
a)      A política desenvolvimentista apoiava-se nos investimentos diretos estrangeiros, nos empréstimos externos e nas emissões, tendo o Estado como promotor do crescimento econômico.
b)      ) A Operação Panamericana (OPA), proposta por Kubitschek, recebeu, na época, total apoio dos E.U.A..
c)        O Fundo Monetário Internacional deu total sustentação ao governo de Kubitschek, sem impor sacrifícios à política econômica desenvolvimentista.
d)      O extraordinário crescimento econômico do período anulou as diferenças regionais no país e não concentrou a renda.
8-A Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
a)      favorecimento ao bloco socialista.
b)       alinhamento à política norte-americana.
c)       postura neutralista.
d)       visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.

9-Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:
“Um dos modos de vida se baseia na vontade da maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo (...)”.
O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria (...).
Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora.”
(Harold Syrett, Documentos históricos dos Estados Unidos)
O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o:
A - comunista.      B - neoliberal. C - fundamentalista.        D - capitalista.

10-Durante o período do governo militar (1964 a 1985), era comum a utilização dos chamados Atos Institucionais, impostos pela repressão aos que fossem contrários ao regime. Sobre os Atos Institucionais, é correto afirmar que:
a) os Atos Institucionais representaram o que houve de mais democrático na República Brasileira.
b) os Atos Institucionais eram aprovados pelo Congresso Nacional.
c) os Atos Institucionais pregavam a maior participação da população na vida política do país.

d)  o mais famoso foi AI-5 (Ato Institucional nº 5), decretado no governo do Presidente Costa e Silva, que dava amplos poderes ao presidente da República de governar, bem como, de suspender várias garantias individuais.


prova 2 - as questões diferentes eram apenas a da aula de 5ª feira - Ditadura Militar
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria de Reconhecimento nº 00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407 Santa Maria – RS
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA  III TRIMESTRE
NOME: --------------------------------------------TURMA:  ------------- Nº-------   CONCEITO:------------
ATENÇÃO:
LQUESTÕES RISCADAS,RASURAS OU A LÁPIS SERÃO ANULADAS

Marque a alternativa correspondente:
1.O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de
a)            arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.
b)            arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.
c)            arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.
d)            situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais

2.            Durante o regime militar (1964-1985), os governos decretaram vários atos institucionais, o que permitiu o aparecimento de um processo crescente de arbitrariedade, autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos. Em relação a esse regime podemos afirmar que:
a)            nesse período de regime militar, em que vigoraram os atos institucionais, o Congresso Nacional funcionou plenamente, e os atos de corrupção parlamentar foram punidos.
b)            a opção por um regime militar simbolizou o caminho escolhido pelas elites políticas, aliadas a interesses internacionais, para enfrentarem a crise social, política e econômica, face à crescente organização de parcelas da sociedade civil que reivindicavam os direitos de cidadania.
c)            os vinte e um anos de regime militar introduziram o Brasil na modernidade e garantiram que os militares, aliados a um Congresso Nacional que funcionou com plena liberdade no cerceamento à livre expressão, evitassem a adesão do país ao comunismo.
d)            entre os atos institucionais publicados durante a vigência do regime militar, o AI-5 foi o símbolo maior das medidas autoritárias necessárias à passagem ao regime democrático, alcançado imediatamente após a sua publicação.

 3. Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?
A Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos -
B - Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.
C - Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais..
D - Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

4-“Construído de surpresa e em tempo recorde, na noite de 17 para 18 de agosto de 1961, o Muro de Berlim, com 160 km de comprimento e média de 3 m de altura, conheceu ontem, na prática, um fim tão fulminante quanto seu começo. Pouco depois de o governo da Alemanha Oriental anunciar que decidira abrir todas as suas fronteiras com a Alemanha Ocidental, multidões excitadas já se aglomeravam, em Berlim, nos postos de passagem entre os dois setores da cidade e cruzavam para o outro lado – nem que fosse apenas para fazer um passeio.”Jornal do Brasil. 10/11/1989. A existência do chamado Muro de Berlim está vinculada a um fenômeno histórico do século XX, qual seja:
a) o conflito gerado pelo poder exercido na Alemanha pelos nazistas – visando o domínio do continente europeu, que ficou conhecido como Segunda Guerra Mundial.
b) a formação de grandes blocos econômicos no mundo contemporâneo e o fim das fronteiras tarifárias, que ficou conhecida como globalização.
c) a divisão do mundo em áreas de influência das grandes potências e o choque político ideológico entre elas, que ficou conhecida como Guerra Fria.
d) a luta pelo fim da dominação colonial exercida por países europeus como a Alemanha em outros continentes, que ficou conhecida como descolonização afro-asiática.

5-Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?
A - Tríplice Entente (liderada pelo Reino Unido) e OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos
B - Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética) e Tríplice Aliança (liderada pela Alemanha)).
C - OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética
D -) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).

 6-Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte:
“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim.
Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. […] Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social.”Carta Testamento de Getúlio Vargas, retirada de BONAVIDES, Paulo, AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil. 3 ed. Brasília: Senado Federal, Conselho editorial, 2002. v. 6, p. 699.
A carta escrita por Getúlio Vargas, antes de cometer suicídio, permite perceber algumas características do que se convencionou chamar de populismo. Entre as características do populismo, não podemos incluir:
a) o paternalismo.
b) a liderança individual sobre as massas.
c) a criação de uma legislação trabalhista.
d) a expropriação dos meios de produção dos estrangeiros.

7-A respeito do governo Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa correta.
a)       A política desenvolvimentista apoiava-se nos investimentos diretos estrangeiros, nos empréstimos externos e nas emissões, tendo o Estado como promotor do crescimento econômico.
b)       ) A Operação Panamericana (OPA), proposta por Kubitschek, recebeu, na época, total apoio dos E.U.A..
c)        O Fundo Monetário Internacional deu total sustentação ao governo de Kubitschek, sem impor sacrifícios à política econômica desenvolvimentista.
d)       O extraordinário crescimento econômico do período anulou as diferenças regionais no país e não concentrou a renda.
8-A Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
a)       favorecimento ao bloco socialista.
b)        alinhamento à política norte-americana.
c)       postura neutralista.
d)        visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.

9- O Movimento "Diretas Já", que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato:
a) a eleição de um governo popular e democrático chefiado por José Sarney;
b) a eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, pela via indireta;
c) a primeira eleição direta do Presidente da República, a primeira em quase trinta anos, com a vitória de Fernando Collor de Mello;
d)  a revogação dos Atos Institucionais, apesar da derrota da emenda das Diretas.

10-Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:
“Um dos modos de vida se baseia na vontade da maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo (...)”.
O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria (...).
Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora.”
(Harold Syrett, Documentos históricos dos Estados Unidos)
O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o:
A - comunista.      B - neoliberal. C - fundamentalista.        D - capitalista.



terça-feira, 24 de novembro de 2015

exercicios ditadura militar 3º ano

Exercícios Regime MILITAR

        I.            Durante o regime militar (1964-1985), os governos decretaram vários atos institucionais, o que permitiu o aparecimento de um processo crescente de arbitrariedade, autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos. Em relação a esse regime podemos afirmar que:
a)      os atos institucionais foram os instrumentos legais que o regime militar teve em mãos para garantir a ordem política democrática.
b)      nesse período de regime militar, em que vigoraram os atos institucionais, o Congresso Nacional funcionou plenamente, e os atos de corrupção parlamentar foram punidos.
c)       a opção por um regime militar simbolizou o caminho escolhido pelas elites políticas, aliadas a interesses internacionais, para enfrentarem a crise social, política e econômica, face à crescente organização de parcelas da sociedade civil que reivindicavam os direitos de cidadania.
d)      os vinte e um anos de regime militar introduziram o Brasil na modernidade e garantiram que os militares, aliados a um Congresso Nacional que funcionou com plena liberdade no cerceamento à livre expressão, evitassem a adesão do país ao comunismo.
e)      entre os atos institucionais publicados durante a vigência do regime militar, o AI-5 foi o símbolo maior das medidas autoritárias necessárias à passagem ao regime democrático, alcançado imediatamente após a sua publicação.

      II.             Durante o período do governo militar (1964 a 1985), era comum a utilização dos chamados Atos Institucionais, impostos pela repressão aos que fossem contrários ao regime. Sobre os Atos Institucionais, é correto afirmar que:
a)      o mais famoso foi AI-5 (Ato Institucional nº 5), decretado no governo do Presidente Costa e Silva, que dava amplos poderes ao presidente da República de governar, bem como, de suspender várias garantias individuais
b)      os Atos Institucionais eram aprovados pelo Congresso Nacional.
c)       os Atos Institucionais pregavam a maior participação da população na vida política do país.
d)      . os Atos Institucionais representaram o que houve de mais democrático na República Brasileira.
e)      nesse período de regime militar, em que vigoraram os atos institucionais, o Congresso Nacional funcionou plenamente, e os atos de corrupção parlamentar foram punidos.


    III.             O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de
a)      arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.
b)      arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.
c)       arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.
d)      situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.

                "Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres 'slogans' do regime militar, em torno de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o "Milagre Econômico" que faria do país uma grande potência. Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica correspondente ao chamado "Milagre".
a)           Fusão do capital industrial e do bancário, gerando monopólios capazes de impor preços inflacionários, dos quais resultaram o crescimento econômico e o aumento do mercado consumidor nos grandes centros urbanos.
b)           Desenvolvimento de obras de infra-estrutura, a exemplo de hidrelétricas e rodovias, com base na poupança nacional e no investimento de bancos públicos.
c)            Crescimento econômico e aquecimento do mercado de bens duráveis ancorados em políticas salariais redistributivas e na indexação de rendimentos do mercado financeiro.
d)           Elevados investimentos no setor de bens de capital e na indústria automobilística combinados a uma vigorosa agricultura comercial de médio porte.
e)           Incentivo à entrada maciça de capitais estrangeiros combinada ao arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa.

    IV.             O Movimento "Diretas Já", que promoveu em 1984 uma intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, teve como resultado imediato:
a)      a eleição de um governo popular e democrático chefiado por José Sarney;
b)      a eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, pela via indireta;
c)       a primeira eleição direta do Presidente da República, a primeira em quase trinta anos, com a vitória de Fernando Collor de Mello;
d)      a anti-candidatura de Ulysses Guimarães e a convocação da Assembléia Nacional Constituinte;

      V.            . O pretexto para a implantação do Ato lnstitucional Nº 5, a 13 de dezembro de 1968, pelo governo Costa e Silva, foi:
a)      a passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, exigindo o retorno à democracia.
b)      a luta armada liderada pelo PCB, contra o regime militar.
c)       ás greves de Osasco e Contagem.
d)      a decisão do Congresso de não suspender as imunidades do deputado Márcio Moreira Alves, acusado de ofender as Forças Armadas.
e)      a morte do estudante Edson Luis, em protesto contra o governo.
    VI.            O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:
a)      convocar uma Assembléia Nacional Constituinte
b)      criar novos ministérios e empresas estatais
c)       decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos
d)      contratar maiores empréstimos no exterior
e)      promover uma reformulação do sistema partidário
f)        
  VII.             O ano de 1968 foi crucial. O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta repressão do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar reagiu, decretando:
a)      a deposição do Presidente João Goulart, cujo modelo populista de governo dava sinais de esgotamento.
b)      o Ato Institucional nº 5, que conferia ao Presidente Costa e Silva poderes totais para reprimir as oposições.
c)       a Abertura Democrática, lenta e gradual, que reconduzia o país à democratização.
d)      a Anistia, que embora não fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados políticos.
e)      a solução parlamentarista, que possibilitou controlar a grave crise institucional em que vivia o país.
VIII.             A economia brasileira na década de 1980 se caracterizou
a)      pela continuação do modelo de substituição de importações, que mantinha o equilíbrio da balança de pagamentos.
b)      pela estagnação do PIB e pelo aumento do volume das exportações que se orientava para saldar a dívida externa.
c)       pelo aumento da produção industrial e do mercado consumidor, o que permitia uma divisão mais igualitária da renda.
d)      pelo crescimento acelerado do PIB, que convivia com altas taxas de inflação.
e)      pelo crescimento exagerado da renda e do produto, que era acompanhado da elevação do nível de vida em geral.

O golpe político-militar de 1964 acarretou transformações na economia brasileira originadas das mudanças nas relações de trabalho, das novas necessidades do desenvolvimento capitalista no país e das mudanças na conjuntura internacional.
    IX.            Todas as alternativas apresentam indicadores corretos das transformações na economia brasileira pós-64, EXCETO:
a)      A abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.
b)      A adoção de uma nova política salarial e a implantação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) substituindo o sistema de estabilidade no emprego.
c)       A consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens não duráveis.
d)      A elevação do volume de impostos e a conseqüente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.
e)      A expansão da indústria petroquímica, siderúrgica e do alumínio, realizada sob o patrocínio do Estado, com a participação de conglomerados nacionais e estrangeiros.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

prova II Guerra 3º ano


INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria de Reconhecimento nº 00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407 Santa Maria – RS
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
NOME: --------------------------------------------TURMA:  ------------- Nº-------   CONCEITO:------------
ATENÇÃO:
LQUESTÕES RISCADAS,RASURADAS OU A LÁPIS SERÃO ANULADAS   total de   16 questões    8 csa  6/7 cpa  0/5 cra
                                                                                                                                                                                                           
 Após a Primeira Guerra Mundial, vários países europeus enfrentaram uma séria crise econômica e política. Nesse quadro de instabilidades, observamos o fortalecimento das ideologias totalitárias, como o nazismo e o fascismo.
1-       Liste  1 característica comum destas ideologias e 2 em que se distinguem:
partido único, militarismo, nacionalismo... (não considerado totalitário, já estava na questão)
Se distinguem: arianismo(superioridade da raça ariana), antissemitismo,(ódio aos judeus , holocausto vem  como prática)  espaço vital
2-       Leia o texto a seguir e responda as questões abaixo:
No início do conflito o Brasil procurou ficar neutro, mantendo uma posição de equilíbrio entre as grandes potências, segundo a política externa de Getúlio Vargas. No entanto, com o ataque japonês a Pearl Harbor no final de 1941 e as pressões que vinha sofrendo por parte dos Aliados para que se definisse a seu favor, o governo brasileiro rompeu relações com o Eixo no começo de 1942. Em agosto desse ano, em vista do torpedeamento de cinco navios brasileiros por submarinos alemães, nosso governo decidiu, no dia 22, declarar-se em estado de beligerância contra a Alemanha e a Itália.A 23 de novembro de 1943 foi então criada a Força Expedicionária Brasileira, englobando a recém-criada 1a Divisão Expedicionária e elementos do Corpo de Exército e dos Serviços Gerais, num total de 25.334 homens, comandados pelo General de Divisão João Baptista Mascarenhas de Morais.
a)Presidente do Brasil durante a segunda guerra mundial      :   -----------------------------------------------------------------------
b)Causa apontada para entrada do Brasil na Guerra ao lado dos Aliados:--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) O que representou o ataque a Pearl Harbor-------A entrada definitiva dos EUA na Guerra--------------------------------------------------------------------------------------
e) Países que formavam o Eixo:---------Alemanha, Japão e Itália (tem de acertar os 3 para ser considerada correta a resposta)-------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Marque a alternativa correta:
1- Em 24 de outubro , chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50 anos de aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização?
a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes.
e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.

2- fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.
e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.

 3- Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."  (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:
a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.
b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.
c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.
d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.
e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.

4- Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A - Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
B - Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
C - Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
D - Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.

5. Considere a ilustração e o texto. "Conheci todos esses sonhadores [os aeronautas], centenas dos quais deram a vida pela nossa ideia, e jamais passou pela mente que os nossos sucessores pudessem ser 'mandados' a atacar cidades indefesas, cheias de crianças,mulheres e velhos e, o que é mais, atacar hospitais onde a abnegação e o humanitarismo dos rivais se reúnem, sob o mesmo teto e o mesmo carinho, os feridos e os moribundos dos dois campos."(Trecho da carta de Santos Dumont. Adaptado. In:www.biblio.com.br/Templates/santosdumont)

Santos Dumont sofria com os efeitos nefastos da guerra. A ilustração mostra o potencial explosivo da bomba que devastou a paisagem e dizimou grande parte da população de duas cidades, no final da Segunda Guerra Mundial. Sobre esse fato, pode-se afirmar que
a) os Estados Unidos lançaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki visando a rendição do Japão.
b) os países aliados utilizaram-se das bombas atômicas para destruírem Tóquio e Berlim visando a rendição dos nazistas.
c) a Inglaterra e a França explodiram bombas atômicas em Moscou e em Praga para conter o avanço do comunismo.
d) os Estados Unidos venceram a guerra porque ameaçaram utilizar bombas atômicas contra Tóquio e Berlim.
6- A caricatura acima se refere a dois momentos das relações entre a Alemanha e a URSS no entre-guerras. A alternativa que identifica esses momentos é:
a) Conferência de Munique - invasão alemã à Polônia
b) T ratado de Moscou - Política alemã de expansão para o leste
c) Política de Apaziguamento - Pacto tripartite entre Alemanha, Itália e Japão
d) Pacto de não-agressão germano-soviético - invasão da URSS pelas tropas alemãs

7- O totalitarismo era um regime político que se caracterizava pela máxima intervenção do governo na sociedade. As relações sociais eram reguladas pelo Estado e o cotidiano era rigidamente policiado, uma das marcas do terror. A propaganda ideológica era intensa e todos os meios de comunicação eram fortemente controlados. Outra característica marcante do totalitarismo era o partido único; outras posições políticas não eram aceitas, senão a predominante, e os opositores eram perseguidos como inimigos nacionais.BRAICK. P.R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. p. 562.

8-O totalitarismo desenvolveu-se no mundo principalmente no período entre a I e II Guerras Mundiais. Qual dos países indicados abaixo não pode ser considerado como totalitário?
a) Alemanha nazista     b) Itália fascista.       c) URSS stalinista.
d) Inglaterra de Churchill.        e) Espanha de Franco.

8- 9 O Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:
a)       Um povo de origem indo-europeia, iguais a todos os demais povos do mundo.
b)       Um povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.
c)       Um povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que existem na Terra.
d)       Um povo de origem judaica, superior aos arianos.
e)       Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais povos, principalmente os judeus.

9-Não considerada igual a  1 Em 24 de outubro de 2015,  comemorou-se  o 70° aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa essa organização?
a)  A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
b) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
c) A descolonização da América e da África e o respectivo engajamentos políticos dos dois continentes.

d) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.