prova
INSTITUTO
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria
de Reconhecimento nº 00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua
Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407 Santa Maria – RS
ÁREA
DO CONHECIMENTO:CIÊNCIAS HUMANAS –HISTÓRIA
2º TRI -2015 1º ANO
NOME:
--------------------------------------------TURMA: ------------- Nº------- CONCEITO------------
ATENÇÃO:
QUESTÕES
RISCADAS,RASURADAS OU A LÁPIS SERÃO
ANULADAS
!UTILIZE
CANETA AZUL OU PRETA
O CELULAR DEVE ESTAR DESLIGADO
O CELULAR DEVE ESTAR DESLIGADO
Marque na GRADE a alternativa solicitada:
1
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8
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D
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1- Cidade do
Vaticano é tida como o núcleo oficial da Igreja Católica no mundo. Ela é o
território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, além de ser o
menor país do mundo com pouco mais de 850 habitantes. Possui um governo próprio
e autônomo, caracterizando-se como uma cidade-estado. O termo "cidadade-estado" define, no contexto da história da
Grécia:
a)
cidades militares com exército próprio, como
Esparta.
b)
cidades pertencentes aos deuses, como Atenas.
c)
cidades completamente organizadas com base na
religião, excluía-se qualquer tipo de intervenção política do homem, pois se
acreditava que apenas os deuses poderiam mandar no destino do povo.
d)
cidades autônomas sem sentimento de nação,
regidas por um governo próprio. Eram também chamadas de pólis.
2-
São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que
viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e
"Odisséia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de
episódios e conseqüências relacionadas com a seguinte alternativa:
a)
o domínio do fogo ofertado aos homens por
Prometeu;
b)
a longa guerra contra a cidade de Tróia;
c)
a implantação da democracia em Atenas;
d)
os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso;
3-As Guerras
Púnicas, conflitos entre Roma e Cartago, no século II a.C., foram motivadas:
a) pela disputa
pelo controle do comércio no Mar Negro e posse das colônias gregas.
b) pelo
controle das regiões da Trácia e Macedônia e o monopólio do comércio no
Mediterrâneo.
c)pela disputa pelo controle do comércio no Mar
Mediterrâneo.
d) pela divisão
do Império Romano entre os generais romanos e a submissão de Siracusa a
Cartago.
e) pelo
conflito entre o mundo romano em expansão e o mundo bárbaro persa.
4-.
Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e
física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações
democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na
sociedade.
c) Os espartanos valorizavam o militarismo e o
desenvolvimento da cidadania.
d) O
desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o
fim da escravidão.
5- No contexto
social da Roma Antiga, os escravos poderiam ser:
a) patrícios
sem posses de terras.
b) prisioneiros
de guerra ou escravos por dívida.
c) somente gregos.
e) trocados com
os nativos da América do Sul.
6-Considerada a
área do conhecimento mais aperfeiçoada pelos romanos na Antiguidade, a área do
Direito foi uma de suas maiores contribuições para a cultura da chamada
“civilização ocidental”. Após longa e complexa evolução, o Direito atingiu seu
apogeu na época do Principado. No entanto, no período monárquico (753 a.C. –
509 a.C.) e no início do período republicano, o Direito Romano era todo oral e
baseado nos costumes. Diversos conflitos entre patrícios e plebeus surgiram por
causa dessa situação. O Direito Romano passou a ser escrito com:
A - A criação
da Lei Licínia em 367 a.C
B -. A criação
das Leis das XII Tábuas em 450 a. C.
C – A Lei
Canuleia.
D - A criação
da Lei de Talião
7- A respeito
das classes que compunham a sociedade
romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:
a) os
"plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma
pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo
assim certa ascensão social.
b) os
"plebeus" eram homens livres
que não possuíam direitos políticos era a classe formada pelos camponeses, artesãos e
alguns que conseguiam enriquecer
c) os "patrícios" foram igualados aos
plebeus durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que
lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.
d) os
"escravos" por dívida eram resultado da transformação de qualquer
romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a
obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista.
8- “A natureza faz o corpo do escravo e do homem
livre diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para a atividade servil,
o homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos, porém apto para
a vida do cidadão. Na cidade bem constituída, os cidadãos devem viver
executando trabalhos braçais (artesãos) ou fazendo negócios (comerciantes).
Estes tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais.
Tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania. Isso porque o ócio é
indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das
atividades políticas.”(ARISTÓTELES (384–322
a.C.). “Política” [Adapt.])
Esta ideologia
foi produzida na (o):
a) Período
Homérico e manifesta o pensamento burguês em relação a todas as classes
sociais.
b) Império
Romano e apresenta resquícios nas discriminações étnicas vigentes nos Estados
Unidos da América.
c) Antiga Grécia
e reflete o preconceito presente ao longo da história da sociedade brasileira.
d) Período
Arcaico, em Atenas, quando era necessário estabelecer legitimações para as
expansões colonialistas modernas.
AUTO AVALIAÇÃO:
Em relação a todo processo envolvendo as aulas de História neste trimestre gostaria de dizer que:-------------------------
eu aluno
o professor
a aprendizagem
Antiguidade ocidental- slides utilizados em aula para explicação e disponibilizado para estudo, consulta , impressão
material dos primeiro anos
http://slideplayer.com.br/slide/66512/
slides antiguidade oriental
exercicios
1ª prova
1-
Observe a charge e explique-a:
2-Esparta
e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas
duas cidades eram muito grandes. Coloque E se referir a Esparta . A se referir
a Atenas
( A ) Havia preocupação com o
desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em
corpo são”.
( A ) Foi o berço da democracia da Grécia.
( E ) Era
militarista, aristocrática e conservadora. “Cidade Quartel”.
( E ) As mulheres desempenhavam a relevante função social de gerar filhos robustos e
corajosos .
Escreva:
Ø
Principal
deus grego:-------------------------------------------------------------
Ø
Organização
social de Atenas:------------------------------------
Ø
Organização
social de
Esparta:--------------------------------------------------------------------
Ø
Contribuições
dos gregos --------------------------------------------------,---------------------------------------------
Ø
Base econômica da Grécia Antiga :------------------------------------------------------------------
Observe
a imagem e escreva :
a)
a
que fato histórico da Grécia Antiga está relacionada:-----------------------------
b)
Poemas
épicos do poeta Homero que narram os fatos relativos a este fato, sendo
consideradas as primeiras fontes literárias ocidentais: ----------------------------------, ------------------------------------------------------
Escreva
V para Verdadeiro e F para falso,
( v )O conceito de cidadão para os
gregos era muito diverso daquele adotado nas modernas democracias. O cidadão
grego típico era o indivíduo do sexo masculino, adulto, em pleno exercício das
obrigações militares , proprietário de terras, nascido em território da
cidade-Estado de Atenas.
( v ) A religião dos gregos era
politeísta e antropomórfica(forma humana).
( v ) O relevo grego era muito
montanhoso, o que dificultou o aproveitamento agrícola.
( v ) A civilização grega foi o berço
da Filosofia( palavra grega que significa “amor a sabedoria”.
( v )
O nome Grécia surgiu entre os romano(do latim Graécia )– Hélade(Héllas)
No
mês de julho de 1996, foram realizados os Jogos Olímpicos em Atlanta, nos
Estados Unidos.
Sobre
a origem desses jogos é correto afirmar:
01.
Os jogos olímpicos faziam parte de festejos sociais e políticos de cidades da
Grécia antiga.
02.
Durante a realização dos jogos olímpicos se estabelecia uma trégua entre as
cidades em guerra.
04.
Os jogos olímpicos eram desprestigiados pelas autoridades político-militares da
Grécia antiga.
80.
Os vencedores dos jogos eram festejados, premiados e tratados como heróis das
suas cidades.
A
resposta é a SOMA das alternativas
corretas---------11------
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
A escravidão era comum na Grécia Antiga. Em
Atenas, Corinto e Mileto, quase toda a vida econômica dependia do trabalho
escravo. Era frequente encontrar o escravo trabalhando na agricultura, nas
oficinas de artesanato, em serviços domésticos e nas minas. O modo como os
gregos encaravam a escravidão ficou registrado em textos de filósofos da época,
como o de Aristóteles, do qual podemos depreender que o escravo era visto como
um
a)
ser vivo e humano, antes de tudo.
b)
instrumento de trabalho vivo e uma propriedade.
c)
cidadão com direitos, por ser uma criatura viva.
d)
trabalhador assalariado, explorado como ferramenta viva de trabalho.
1.Leia com atenção o texto que se segue:
O mundo em que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso
idioma, o português, está cheio de palavras gregas. As grandes obras de
literatura e arte gregas até hoje são modelo de beleza. (...)
Nos museus, as esculturas gregas estão sempre cercadas por
admiradores.
SCHMIDT,
Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.133.
São aspectos da civilização grega, presentes nos nossos
dias, EXCETO:
a) técnica
da Mumificação;
b) realização das Olimpíadas;
c) a valorização da Lógica;
d) a defesa da valorização da democracia.
02.Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia
Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.
Coloque a letra E se referir a Esparta Coloque a letra A se referir a Atenas
( ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o
desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
( ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia
era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
( ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança
aprendia a leitura e a escrita.
( ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a
partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembléia política).
A seqüência correta é:
a) A A E E b) E
A E A c) A E A E d) A E A A
03.“A civilização grega em especial na sua forma ateniense,
fundamentava-se nos ideais de liberdade , do racionalismo, da glorificação do
corpo e do espírito e de grande respeito pela dignidade e mente do indivíduo.”
(Texto adaptado de Edwards Burns)
O fragmento anterior destaca:
A) O antropocentrismo na cultura grega.
B) A influência dos gregos sobre o ocidente.
C predomínio da cultura grega nas civilizações
antigas)
D) Os deuses concebidos à imagem e semelhança do homem.
04-As diferenças políticas e econômicas entre
espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas c) Guerra
do Peloponeso d) invasão
macedônica
05. (UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra
do Peloponeso (431 – 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos b)
hititas c) assírios d) persas
e) macedônios
06.A escravidão foi característica básica das relações de
produção na Grécia. O trabalho escravo sustentou essa sociedade cuja elite
desprezava o trabalho manual.
Aristóteles, filósofo grego, faz várias considerações sobre
a situação do escravo na Grécia Antiga, nas alternativas que se segue, com
exceção de:
A) Os que nada
tem a oferecer além do seu corpo como força de trabalho estão condenados à
escravidão.
B) A sujeição
ao trabalho escravo é melhor do que ficar abandonado.
C) A guerra e
as conquistas são indispensáveis para a criação de uma sociedade escrava.
D) O uso dos
escravos e dos homens é aproximadamente o mesmo.
A civilização grega exerceu uma profunda influência cultural
na história do Ocidente. Diante disso é correto afirmar:
(01) O teatro grego, com tragédias e comédias, abordando
conflitos da condição humana, influenciou fortemente a arte contemporânea.
(02) A religião monoteísta grega constituiu a base da crença
cristã, assim como a valorização de elementos da natureza e do humanismo.
(04) A filosofia desenvolvida peloa gregos buscava a
compreensão do mundo e do homem visando a elaboração de um saber racional e
autônomo.
(08) Os Jogos Olímpicos podem ser associados à mitologia
porque a homenagem a Zeus era mais importante que as guerras e por isso
decretava-se um período de trégua.
(16) O mito de Édipo revela a importância do oráculo para
os gregos. O oráculo era consultado através da pitonisa(sacerdotisa) que
transmitiria o conselho dos deuses, prevendo o futuro.
2- (UEPG)[ ... ] "Polis" é a palavra grega que
traduzimos por "cidade-estado". É uma tradução, porque a polis normal
não se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais que do que um Estado.
Mas a tradução, como a política, é a arte do possível [ ... ] (KITTO, 1980, p.
107).
Sobre a "polis" grega, assinale o que for correto.
(01) A Democracia, invenção grega, possibilitou, desde a
época arcaica, uma tendência à participação eqüânime da população na
propriedade da terra, superando as barreiras de riqueza e de sangue.
(02) As primeiras poleis, ao que parece, teriam
surgido na Grécia asiática, local de chegada de jônios e eólios expulsos pelos
invasores dórios e que, mediante um processo de sinecismo topográfico e
político, formaram cidadelas com governos próprios.
(04) As cidades formavam um conjunto de estados
autônomos, que podiam se opor entre si, ou estabelecer alianças e coligações,
mas nunca chegaram a submeter-se a um único governo.
(08) Os poemas, como a "Ilíada" e a
"Odisséia", que revelam detalhes do período Homérico, deram aos
gregos o sentimento de que, a despeito das suas divergências, faziam parte
de um conjunto.

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