1ºs anos


prova
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
Portaria de Reconhecimento nº 00111 de 19/04/2000 – D.O. de 20/04/2000
Rua Conde de Porto Alegre nº 655 e Rua Olavo Bilac nº 528. Fone: 3223-0407 Santa Maria – RS
ÁREA DO CONHECIMENTO:CIÊNCIAS HUMANAS –HISTÓRIA    2º TRI -2015  1º ANO

NOME: --------------------------------------------TURMA:  ------------- Nº-------    CONCEITO------------
ATENÇÃO: QUESTÕES RISCADAS,RASURADAS  OU A LÁPIS SERÃO ANULADAS
!UTILIZE CANETA AZUL OU PRETA                                                 
 O CELULAR DEVE ESTAR DESLIGADO
Marque na GRADE a alternativa solicitada:
1
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8
A
A
A
A
A
A
A
A
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B
B
B
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B
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D
1- Cidade do Vaticano é tida como o núcleo oficial da Igreja Católica no mundo. Ela é o território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, além de ser o menor país do mundo com pouco mais de 850 habitantes. Possui um governo próprio e autônomo, caracterizando-se como uma cidade-estado. O termo "cidadade-estado" define, no contexto da história da Grécia:
a)      cidades militares com exército próprio, como Esparta.
b)      cidades pertencentes aos deuses, como Atenas.
c)       cidades completamente organizadas com base na religião, excluía-se qualquer tipo de intervenção política do homem, pois se acreditava que apenas os deuses poderiam mandar no destino do povo.
d)      cidades autônomas sem sentimento de nação, regidas por um governo próprio. Eram também chamadas de pólis.

2- São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e "Odisséia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de episódios e conseqüências relacionadas com a seguinte alternativa:
a)      o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu;
b)      a longa guerra contra a cidade de Tróia;
c)       a implantação da democracia em Atenas;
d)      os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso;
3-As Guerras Púnicas, conflitos entre Roma e Cartago, no século II a.C., foram motivadas:
a) pela disputa pelo controle do comércio no Mar Negro e posse das colônias gregas.
b) pelo controle das regiões da Trácia e Macedônia e o monopólio do comércio no Mediterrâneo.
c)pela disputa pelo controle do comércio no Mar Mediterrâneo.
d) pela divisão do Império Romano entre os generais romanos e a submissão de Siracusa a Cartago.
e) pelo conflito entre o mundo romano em expansão e o mundo bárbaro persa.

4-. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c)  Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
d) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.

5- No contexto social da Roma Antiga, os escravos poderiam ser:
a) patrícios sem posses de terras.
b) prisioneiros de guerra ou escravos por dívida.
c)  somente gregos.
e) trocados com os nativos da América do Sul.

6-Considerada a área do conhecimento mais aperfeiçoada pelos romanos na Antiguidade, a área do Direito foi uma de suas maiores contribuições para a cultura da chamada “civilização ocidental”. Após longa e complexa evolução, o Direito atingiu seu apogeu na época do Principado. No entanto, no período monárquico (753 a.C. – 509 a.C.) e no início do período republicano, o Direito Romano era todo oral e baseado nos costumes. Diversos conflitos entre patrícios e plebeus surgiram por causa dessa situação. O Direito Romano passou a ser escrito com:
A - A criação da Lei Licínia em 367 a.C
B -. A criação das Leis das XII Tábuas em 450 a. C.
C – A Lei Canuleia.
D - A criação da Lei de Talião
7- A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:
a) os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.
b) os "plebeus" eram homens livres  que não possuíam direitos políticos era a  classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer
c)  os "patrícios" foram igualados aos plebeus durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.
d) os "escravos" por dívida eram resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista.
8-  “A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para a atividade servil, o homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos, porém apto para a vida do cidadão. Na cidade bem constituída, os cidadãos devem viver executando trabalhos braçais (artesãos) ou fazendo negócios (comerciantes). Estes tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais. Tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania. Isso porque o ócio é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”(ARISTÓTELES (384–322 a.C.). “Política” [Adapt.])
Esta ideologia foi produzida na (o):
a) Período Homérico e manifesta o pensamento burguês em relação a todas as classes sociais.
b) Império Romano e apresenta resquícios nas discriminações étnicas vigentes nos Estados Unidos da América.
c) Antiga Grécia e reflete o preconceito presente ao longo da história da sociedade brasileira.
d) Período Arcaico, em Atenas, quando era necessário estabelecer legitimações para as expansões colonialistas modernas.
AUTO AVALIAÇÃO: Em relação a todo processo envolvendo as aulas de  História neste trimestre gostaria de  dizer que:-------------------------
eu aluno
o professor
a aprendizagem


Antiguidade ocidental- slides utilizados em aula para explicação e disponibilizado para estudo, consulta , impressão

 

























material dos primeiro anos

http://slideplayer.com.br/slide/66512/


 slides antiguidade oriental
exercicios
1ª prova

1-      Observe  a charge e explique-a:



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2-Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes. Coloque E se referir a Esparta . A se referir a Atenas
( A      ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
( A       ) Foi o berço da democracia da Grécia.
( E       ) Era  militarista, aristocrática e conservadora. “Cidade Quartel”.
( E       ) As mulheres desempenhavam a relevante  função social de gerar filhos robustos e corajosos .
Escreva:
Ø  Principal deus grego:-------------------------------------------------------------
Ø  Organização social de Atenas:------------------------------------
Ø  Organização social de Esparta:--------------------------------------------------------------------
Ø  Contribuições dos gregos --------------------------------------------------,---------------------------------------------
Ø  Base  econômica da Grécia Antiga :------------------------------------------------------------------
Observe a imagem e escreva :
a)      a que fato histórico da Grécia Antiga está relacionada:-----------------------------
b)     Poemas épicos  do poeta Homero que narram  os fatos relativos a este fato, sendo consideradas as primeiras fontes literárias ocidentais:                                         ----------------------------------,    ------------------------------------------------------
Escreva V para Verdadeiro e F para falso,
(      v         )O conceito de cidadão para os gregos era muito diverso daquele adotado nas modernas democracias. O cidadão grego típico era o indivíduo do sexo masculino, adulto, em pleno exercício das obrigações militares , proprietário de terras, nascido em território da cidade-Estado de Atenas.
(     v          ) A religião dos gregos era politeísta e antropomórfica(forma humana).
(      v        ) O relevo grego era muito montanhoso, o que dificultou o aproveitamento agrícola.
(         v    ) A civilização grega foi o berço da Filosofia( palavra grega que significa “amor a sabedoria”.
(    v         )  O nome Grécia surgiu entre os romano(do latim Graécia )– Hélade(Héllas)

No mês de julho de 1996, foram realizados os Jogos Olímpicos em Atlanta, nos Estados Unidos.
Sobre a origem desses jogos é correto afirmar:
01. Os jogos olímpicos faziam parte de festejos sociais e políticos de cidades da Grécia antiga.
02. Durante a realização dos jogos olímpicos se estabelecia uma trégua entre as cidades em guerra.
04. Os jogos olímpicos eram desprestigiados pelas autoridades político-militares da Grécia antiga.
80. Os vencedores dos jogos eram festejados, premiados e tratados como heróis das suas cidades.
A resposta é a  SOMA das alternativas corretas---------11------
 MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
 A escravidão era comum na Grécia Antiga. Em Atenas, Corinto e Mileto, quase toda a vida econômica dependia do trabalho escravo. Era frequente encontrar o escravo trabalhando na agricultura, nas oficinas de artesanato, em serviços domésticos e nas minas. O modo como os gregos encaravam a escravidão ficou registrado em textos de filósofos da época, como o de Aristóteles, do qual podemos depreender que o escravo era visto como um
a) ser vivo e humano, antes de tudo.
b) instrumento de trabalho vivo e uma propriedade.
c) cidadão com direitos, por ser uma criatura viva.


d) trabalhador assalariado, explorado como ferramenta viva de trabalho.


1.Leia com atenção o texto que se segue:
O mundo em que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso idioma, o português, está cheio de palavras gregas. As grandes obras de literatura e arte gregas até hoje são modelo de beleza. (...)
Nos museus, as esculturas gregas estão sempre cercadas por admiradores.
SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.133.
São aspectos da civilização grega, presentes nos nossos dias, EXCETO:
a) técnica da Mumificação;
b) realização das Olimpíadas;
c) a valorização da Lógica;
d) a defesa da valorização da democracia.
02.Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.
Coloque a letra E se referir a Esparta      Coloque a letra A se referir a Atenas
( ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.
( ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
( ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.
( ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembléia política).
A seqüência correta é:
a) A A E E       b) E A E A      c) A E A E      d) A E A A
03.“A civilização grega em especial na sua forma ateniense, fundamentava-se nos ideais de liberdade , do racionalismo, da glorificação do corpo e do espírito e de grande respeito pela dignidade e mente do indivíduo.”
(Texto adaptado de Edwards Burns)
O fragmento anterior destaca:
A) O antropocentrismo na cultura grega.
B) A influência dos gregos sobre o ocidente.
C predomínio da cultura grega nas civilizações antigas)
D) Os deuses concebidos à imagem e semelhança do homem.
04-As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas    b) Guerras Púnicas    c) Guerra do Peloponeso    d) invasão macedônica
05. (UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 – 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos   b) hititas   c) assírios   d) persas  e) macedônios
06.A escravidão foi característica básica das relações de produção na Grécia. O trabalho escravo sustentou essa sociedade cuja elite desprezava o trabalho manual.
Aristóteles, filósofo grego, faz várias considerações sobre a situação do escravo na Grécia Antiga, nas alternativas que se segue, com exceção de:
A)        Os que nada tem a oferecer além do seu corpo como força de trabalho estão condenados à escravidão.
B)        A sujeição ao trabalho escravo é melhor do que ficar abandonado.
C)        A guerra e as conquistas são indispensáveis para a criação de uma sociedade escrava.
D)        O uso dos escravos e dos homens é aproximadamente o mesmo.

A civilização grega exerceu uma profunda influência cultural na história do Ocidente. Diante disso é correto afirmar:
(01) O teatro grego, com tragédias e comédias, abordando conflitos da condição humana, influenciou fortemente a arte contemporânea.
(02) A religião monoteísta grega constituiu a base da crença cristã, assim como a valorização de elementos da natureza e do humanismo.
(04) A filosofia desenvolvida peloa gregos buscava a compreensão do mundo e do homem visando a elaboração de um saber racional e autônomo.
(08) Os Jogos Olímpicos podem ser associados à mitologia porque a homenagem a Zeus era mais importante que as guerras e por isso decretava-se um período de trégua.
(16) O mito de Édipo revela a importância do oráculo para os gregos. O oráculo era consultado através da pitonisa(sacerdotisa) que transmitiria o conselho dos deuses, prevendo o futuro.
2- (UEPG)[ ... ] "Polis" é a palavra grega que traduzimos por "cidade-estado". É uma tradução, porque a polis normal não se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais que do que um Estado. Mas a tradução, como a política, é a arte do possível [ ... ] (KITTO, 1980, p. 107).
Sobre a "polis" grega, assinale o que for correto.
(01) A Democracia, invenção grega, possibilitou, desde a época arcaica, uma tendência à participação eqüânime da população na propriedade da terra, superando as barreiras de riqueza e de sangue.
(02) As primeiras poleis, ao que parece, teriam surgido na Grécia asiática, local de chegada de jônios e eólios expulsos pelos invasores dórios e que, mediante um processo de sinecismo topográfico e político, formaram cidadelas com governos próprios.
(04) As cidades formavam um conjunto de estados autônomos, que podiam se opor entre si, ou estabelecer alianças e coligações, mas nunca chegaram a submeter-se a um único governo.
(08) Os poemas, como a "Ilíada" e a "Odisséia", que revelam detalhes do período Homérico, deram aos gregos o sentimento de que, a despeito das suas divergências, faziam parte de um conjunto.



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